Pecado original

Pecado original

quinta-feira, 24 de setembro de 2026

A música e a estrutura temporal da existência

Scruton, Jankélévitch e Messiaen: como o invisível se torna audível

Há uma estranha condição na música: ela existe e, ao mesmo tempo, escapa-nos. Não podemos tocá-la. Não podemos detê-la. Quando julgamos possuir uma nota, ela já passou. O som nasce, permanece durante um instante e desaparece, deixando atrás de si apenas memória e expectativa. E, no entanto, poucas experiências humanas parecem possuir uma presença tão intensa.

Talvez seja precisamente aqui que começa uma filosofia da música.

Perguntar o que é a música não significa apenas perguntar como se organizam sons, ritmos, harmonias e silêncios. A acústica pode explicar a propagação das ondas sonoras, medir frequências, analisar timbres e estabelecer relações matemáticas entre os sons. Tudo isso é necessário. Mas permanece uma pergunta: como pode uma realidade constituída fisicamente por vibrações transformar-se em experiência de beleza, sofrimento, esperança, nostalgia ou transcendência?

Entre o som que chega ao ouvido e a música que reconhecemos existe um intervalo misterioso.

É nesse intervalo que podemos fazer encontrar Roger Scruton, Vladimir Jankélévitch e Olivier Messiaen.

São três caminhos diferentes. Scruton interroga a ontologia da experiência musical; Jankélévitch aproxima-se daquilo que na música permanece inefável; Messiaen transforma a própria composição numa meditação sobre o tempo, a eternidade e a transcendência.

Por detrás dos três permanece, contudo, uma pergunta muito mais antiga. Santo Agostinho já a formulara quando, no Livro XI das Confissões, tentou compreender aquilo que todos julgamos conhecer até ao momento em que precisamos de o definir: o tempo.

A música talvez seja uma das formas privilegiadas de experimentar esse mistério.

Porque a música existe no tempo e, contudo, parece por vezes libertar-nos dele.

E assim Scruton, Jankélévitch e Messiaen acabam por convergir numa pergunta fundamental:

como pode o invisível tornar-se audível?

I. O som e aquilo que ouvimos

Comecemos pelo mais elementar.

Um som é um fenómeno físico. Uma corda vibra, desloca o ar, produz ondas que chegam ao ouvido. O sistema auditivo transforma essas vibrações em impulsos nervosos e o cérebro processa a informação recebida.

Mas quando ouvimos o início de uma sonata de Beethoven não pensamos em frequências.

Ouvimos uma frase.

Ouvimos uma direção.

Ouvimos tensão e repouso, proximidade e distância, partida e regresso.

Dizemos até que uma melodia sobe ou desce, embora nada esteja verdadeiramente a deslocar-se para cima ou para baixo.

Roger Scruton encontrou neste fenómeno um dos problemas fundamentais da estética musical. A música não pode ser reduzida à descrição física dos sons que a constituem porque a experiência musical contém propriedades que não estão presentes, enquanto tais, no fenómeno acústico.

O som pertence ao mundo físico.

A música pertence também ao mundo do significado.

Isto não significa que existam dois mundos separados. Significa antes que a mesma realidade pode ser experimentada segundo níveis diferentes.

Podemos olhar para um rosto e descrever a sua anatomia. Podemos medir distâncias entre os olhos, estudar músculos, tecidos e impulsos nervosos. Mas quando reconhecemos nesse rosto tristeza, ternura ou medo, vemos alguma coisa que nenhuma medição geométrica, por mais rigorosa que seja, consegue substituir.

Com a música acontece algo semelhante.

O ouvido recebe sons.

A consciência ouve música.

E essa diferença aparentemente pequena conduz-nos diretamente à ontologia.

II. Scruton: ouvir como

Para Scruton, ouvir música implica aquilo que poderíamos chamar uma transformação intencional do som.

Não ouvimos apenas uma sequência de acontecimentos acústicos. Ouvimo-los como música.

Esta pequena palavra — como — contém uma enorme consequência filosófica.

Um conjunto de sons pode ser descrito cientificamente sem que nessa descrição apareça uma melodia. A melodia emerge quando os sons são apreendidos numa determinada relação significativa.

É por isso que ouvimos movimento onde fisicamente não existe movimento.

Uma frase sobe.

Outra responde.

Uma dissonância pede resolução.

Uma melodia regressa a casa.

A linguagem que espontaneamente utilizamos para falar de música está cheia de metáforas espaciais, corporais e até morais. Falamos de equilíbrio, tensão, repouso, violência, delicadeza, hesitação, decisão.

Não se trata de ingenuidade.

É precisamente assim que a música existe para nós.

Scruton obriga-nos, portanto, a reconhecer uma realidade fundamental: o mundo humano não é constituído apenas por objetos. É constituído também por significados.

E aqui a filosofia da música toca diretamente a antropologia.

Também o homem pode ser descrito biologicamente. Somos matéria, células, processos químicos, impulsos elétricos, estruturas neuronais.

Tudo isso é verdadeiro.

Mas será suficiente?

Uma descrição completa da atividade cerebral de uma mãe que contempla o filho explicaria inteiramente o amor que ela experimenta?

Uma análise fisiológica das lágrimas esgotaria a realidade do sofrimento?

Do mesmo modo, uma descrição acústica perfeita da Paixão segundo São Mateus explicaria Bach?

A resposta de Scruton conduz-nos a uma ideia decisiva: existem dimensões da realidade que só aparecem quando são compreendidas como sentido.

A música é uma delas.

Talvez o homem também.

III. Jankélévitch: o quase nada

É neste ponto que Vladimir Jankélévitch nos leva mais longe.

Porque, se a música possui significado, surge imediatamente outra pergunta:

que significa ela?

Aqui começa a dificuldade.

Podemos reconhecer tristeza numa determinada passagem musical. Podemos falar de serenidade, angústia, alegria ou nostalgia. Podemos analisar a estrutura harmónica e explicar a função de cada acorde.

Mas chega sempre um momento em que as palavras ficam aquém da experiência.

Jankélévitch chamou a essa região o inefável.

A música diz alguma coisa.

Mas aquilo que diz não pode ser traduzido sem perda para outra linguagem.

Se pudesse, a música seria dispensável.

Se uma sinfonia pudesse ser integralmente substituída por um parágrafo, bastaria ler o parágrafo.

Mas ninguém poderia substituir o Requiem de Fauré pela descrição do Requiem de Fauré.

É necessário ouvi-lo.

Há aqui uma distinção fundamental entre o indizível e o inefável.

O indizível pode ser simplesmente aquilo sobre o qual nada há a dizer.

O inefável é diferente: há nele demasiado para dizer.

As palavras aproximam-se continuamente, mas nunca o encerram.

Talvez por isso Jankélévitch tenha encontrado na música um território privilegiado da filosofia. Ela obriga o pensamento a reconhecer os seus próprios limites.

Não para abandonar a razão.

Mas para impedir que a razão confunda aquilo que consegue definir com tudo aquilo que existe.

IV. O limite da palavra

Esta ideia possui consequências que ultrapassam largamente a estética.

A civilização moderna desenvolveu uma extraordinária capacidade de medir. Medimos o espaço, o tempo, a matéria, a energia, o corpo, o cérebro e até determinados comportamentos humanos.

Essa capacidade transformou o mundo.

Mas aquilo que pode ser medido não coincide necessariamente com tudo aquilo que é real.

Quanto pesa uma promessa?

Qual é a extensão de uma saudade?

Que unidade mede a dignidade?

Onde se localiza fisicamente a esperança?

As perguntas parecem absurdas precisamente porque pertencem a categorias diferentes.

E, contudo, promessa, saudade, dignidade e esperança participam profundamente da existência humana.

A música recorda-nos isso de uma maneira particularmente poderosa.

Ela existe fisicamente, mas aquilo que nela procuramos não é apenas físico.

Talvez seja essa a razão pela qual acompanha o homem nos momentos em que a linguagem parece insuficiente.

Há música no nascimento.

Há música na celebração.

Há música na guerra.

Há música no amor.

Há música diante da morte.

Quando as palavras já não chegam, continuamos a cantar.

V. Santo Agostinho: o mistério do tempo

Mas existe ainda uma dimensão mais profunda.

A música não acontece apenas através do som.

Acontece através do tempo.

E é aqui que Santo Agostinho se torna um interlocutor inesperadamente moderno.

No Livro XI das Confissões, Agostinho formula uma das perguntas mais célebres da história da filosofia: o que é, afinal, o tempo?

Enquanto ninguém pergunta, parece que sabemos.

Quando precisamos de explicar, descobrimos que não sabemos.

O passado já não existe.

O futuro ainda não existe.

E o presente, se permanecesse sempre presente, deixaria de ser tempo para se tornar eternidade.

Como pode então existir o tempo?

Agostinho desloca progressivamente o problema para a consciência.

Aquilo que chamamos passado permanece como memória.

Aquilo que chamamos futuro aparece como expectativa.

E aquilo que chamamos presente existe como atenção.

Memória. Atenção. Expectativa.

Poucas experiências tornam esta estrutura tão evidente como a música.

VI. Uma melodia só existe na consciência

Imaginemos quatro notas.

A primeira soa e desaparece.

Depois a segunda.

Depois a terceira.

Finalmente a quarta.

Fisicamente, quando ouvimos a quarta nota, a primeira já não existe.

Como reconhecemos então uma melodia?

Porque conservamos aquilo que já passou.

A primeira nota permanece na memória enquanto ouvimos a segunda; ambas permanecem enquanto ouvimos a terceira; e aquilo que já ouvimos cria em nós uma expectativa acerca daquilo que poderá seguir-se.

A música acontece, portanto, numa consciência capaz de reunir aquilo que o tempo separa.

O passado permanece.

O futuro é antecipado.

O presente é escutado.

É neste contexto que a distentio animi agostiniana adquire toda a sua força.

O homem existe distendido entre aquilo que já não é e aquilo que ainda não é.

Talvez poucas imagens descrevam tão bem a condição humana.

Somos memória e expectativa.

Carregamos aquilo que fomos enquanto avançamos para aquilo que ainda não somos.

E a música reproduz, em poucos minutos, a própria estrutura temporal da existência.

VII. Messiaen: romper o relógio

É precisamente aqui que Olivier Messiaen entra nesta reflexão.

Com ele já não estamos apenas perante um filósofo que pensa a música.

Estamos perante um compositor que pensa através da música.

Para Messiaen, o tempo não é simplesmente o recipiente dentro do qual a música acontece. Torna-se matéria musical e, simultaneamente, problema metafísico.

Poucas circunstâncias poderiam tornar essa questão mais dramática do que aquelas em que nasceu o Quatuor pour la fin du Temps.

Messiaen compôs a obra enquanto prisioneiro de guerra no Stalag VIII-A, durante a Segunda Guerra Mundial. A primeira execução realizou-se no campo, em janeiro de 1941, perante outros prisioneiros.

É difícil imaginar contraste maior.

À volta: guerra, arame farpado, frio, privação, medo.

Dentro da música: eternidade.

O título remete para o Apocalipse e para o anúncio do anjo de que o tempo não será mais.

Mas como pode a música — arte temporal por excelência — representar o fim do tempo?

Esse paradoxo é essencial.

Messiaen não pode abandonar o tempo, porque sem duração não existe música.

Procura antes transformar a nossa experiência dele.

VIII. A eternidade dentro do instante

Messiaen utiliza ritmos que perturbam a expectativa métrica habitual, estruturas que evitam certas formas tradicionais de desenvolvimento e movimentos de uma lentidão extrema.

O efeito pode ser desconcertante.

O ouvinte deixa progressivamente de contar.

Deixa de esperar a cadência segundo os hábitos adquiridos.

O relógio continua a avançar.

Mas o tempo interior parece alterar-se.

É talvez aí que Messiaen se aproxima de Agostinho.

A eternidade não precisa de ser imaginada simplesmente como uma quantidade infinita de tempo.

Pode ser pensada como uma realidade de outra ordem.

Não o tempo interminável.

Mas aquilo que transcende o próprio tempo.

A música não nos transporta literalmente para a eternidade. Contudo, pode modificar de tal maneira a consciência da duração que, durante alguns instantes, experimentamos o tempo de outra forma.

E essa experiência abre uma pergunta.

Não uma demonstração.

Uma pergunta.

A música não prova Deus.

Não demonstra a transcendência.

Não resolve metafisicamente o problema da eternidade.

Mas pode criar dentro da experiência humana um espaço onde essas perguntas se tornam possíveis.

IX. O silêncio

Existe ainda outro elemento que une estes caminhos: o silêncio.

Sem silêncio não existe música.

O silêncio antecede a primeira nota e recebe a última.

Está entre os sons.

Delimita-os.

Permite-lhes respirar.

E, paradoxalmente, aquilo que não soa participa daquilo que ouvimos.

Também aqui encontramos uma imagem da condição humana.

Nem tudo aquilo que significa precisa de falar.

Há silêncios vazios.

Mas existem também silêncios cheios de presença.

O silêncio diante da morte.

O silêncio entre duas pessoas que já não precisam de palavras.

O silêncio de uma igreja vazia.

O silêncio que permanece depois do último acorde.

Há um momento em que explicar mais pode significar compreender menos.

A filosofia precisa então de reconhecer o lugar onde deve parar.

X. Três caminhos

Podemos agora regressar aos três autores.

Scruton mostra-nos que ouvimos mais do que sons.

Jankélévitch mostra-nos que há mais sentido do que aquilo que conseguimos dizer.

Messiaen mostra-nos que podemos experimentar no tempo o desejo daquilo que está para além dele.

Não dizem a mesma coisa.

E é importante que não digam.

Scruton permanece sobretudo preocupado com a natureza da experiência musical.

Jankélévitch aproxima-se da fronteira entre linguagem, mistério e inefável.

Messiaen parte explicitamente de uma visão cristã do mundo e transforma a composição musical numa meditação sobre criação, tempo, encarnação, ressurreição e eternidade.

Mas os três convergem num ponto.

A realidade humana não se deixa reduzir facilmente àquilo que pode ser objetivado.

Há sempre um excesso.

Algo que permanece.

Um quase nada, talvez dissesse Jankélévitch.

E nesse quase nada pode esconder-se quase tudo.

XI. A música e a condição humana

Chegamos então ao verdadeiro problema.

Talvez este ensaio nunca tenha sido apenas sobre música.

É sobre o homem.

Porque o homem é o ser que transforma som em música.

Transforma acontecimentos em memória.

Transforma duração em história.

Transforma ausência em saudade.

Transforma sofrimento em pergunta.

E transforma silêncio em expectativa.

Somos matéria, mas não nos compreendemos apenas como matéria.

Somos tempo, mas conseguimos pensar a eternidade.

Somos mortais, mas perguntamos pelo que permanece.

A música habita precisamente essas fronteiras.

É física e é significado.

É presença e desaparecimento.

É tempo e desejo de eternidade.

É som e silêncio.

Talvez por isso esteja presente em praticamente todas as culturas humanas. Muito antes de escrever tratados de ontologia, o homem cantou.

Cantou aos deuses.

Cantou aos mortos.

Cantou para partir para a guerra.

Cantou para embalar os filhos.

Cantou para amar.

Cantou para não ter medo.

A música talvez seja uma das primeiras metafísicas da humanidade.

Não porque formule teorias sobre o ser, mas porque coloca o homem diante da experiência de que o real parece conter mais do que aquilo que os olhos veem.

XII. Como o invisível se torna audível

Voltemos finalmente à primeira nota.

Ela nasce.

Permanece durante um instante.

Desaparece.

Depois outra.

E outra.

Separadamente são acontecimentos acústicos.

Mas alguém as escuta.

Guarda aquilo que passou.

Relaciona-o com aquilo que está a ouvir.

Espera aquilo que ainda não chegou.

E, subitamente, existe uma melodia.

Onde está essa melodia?

Não está inteiramente na primeira nota.

Nem na segunda.

Nem na última.

Está na relação entre todas elas e na consciência que consegue reuni-las através do tempo.

Talvez seja por isso que a música constitui uma metáfora tão poderosa da existência.

Também uma vida não está contida num único instante.

Somos aquilo que fomos, aquilo que somos e aquilo que esperamos ainda ser.

Agostinho percebeu que a consciência humana vive distendida entre memória, atenção e expectativa.

Scruton mostrou que o ouvido humano transforma acontecimentos físicos em significado musical.

Jankélévitch recordou que esse significado contém alguma coisa que resiste à tradução integral pela palavra.

E Messiaen levou a pergunta até ao seu limite: poderá uma arte que só existe no tempo permitir-nos pressentir aquilo que transcende o tempo?

Não sabemos.

E talvez seja importante não fingirmos que sabemos.

A filosofia chega aqui à margem do seu próprio território.

Pode analisar.

Pode distinguir.

Pode interrogar.

Pode conduzir-nos até à porta.

Mas não pode substituir a experiência.

É então necessário ouvir.

Talvez uma das lentíssimas páginas do Quatuor pour la fin du Temps.

Talvez Bach.

Talvez Mozart.

Talvez apenas uma melodia que alguém nos cantou quando éramos crianças e que julgávamos esquecida até ao momento em que, inesperadamente, regressa.

E então acontece alguma coisa que nenhuma análise acústica consegue explicar inteiramente.

O passado torna-se presente.

A ausência transforma-se em presença.

O tempo parece suspender-se.

Aquilo que não tem corpo toca-nos.

Aquilo que não vemos torna-se, por instantes, perceptível.

Depois chega a última nota.

E desaparece.

Fica o silêncio.

Mas não ficamos exatamente como estávamos antes.

Talvez seja esse o extraordinário poder ontológico da música: não tornar visível o invisível, porque nesse momento ele deixaria de ser aquilo que é, mas permitir que o reconheçamos sem o possuir.

Scruton ajuda-nos a compreender como ouvimos o sentido.

Jankélévitch recorda-nos que nem todo o sentido cabe nas palavras.

Messiaen pergunta se, dentro do tempo, podemos pressentir aquilo que o transcende.

E Agostinho, muitos séculos antes, talvez nos tivesse indicado onde procurar a resposta: não apenas no mundo exterior, mas na própria consciência que recorda, escuta e espera.

Depois de todas as palavras, permanece a música.

E talvez seja precisamente aí, quando a filosofia se cala e começa a escuta, que acontece uma das experiências mais profundamente humanas:

o invisível torna-se audível sem deixar de ser mistério.

Francisco Vaz

24 de setembro de 2026


Nota final — Referências e itinerário de leitura

Este ensaio estabelece um diálogo entre autores que pertencem a épocas, tradições filosóficas e linguagens muito diferentes. Não pretende sugerir uma filiação direta entre eles, mas utilizar algumas das suas intuições para pensar a relação entre música, temporalidade e condição humana.

Santo Agostinho, Confissões, Livro XI.
O ponto de partida para a reflexão sobre a temporalidade encontra-se sobretudo nos capítulos finais do Livro XI. Agostinho interroga a existência do passado, do presente e do futuro e desloca progressivamente a questão do tempo para a experiência da alma. Memória do passado, atenção ao presente e expectativa do futuro permitem compreender a distentio animi: a consciência humana encontra-se distendida através do tempo. Esta conceção oferece uma chave particularmente fecunda para pensar a experiência musical, na qual cada som só adquire sentido pela conservação do que já passou e pela expectativa do que ainda está por vir.

Roger Scruton, The Aesthetics of Music. Oxford: Clarendon Press, 1997.
Scruton desenvolve uma ontologia da experiência musical que distingue a descrição física do som da maneira especificamente musical de o ouvir. Particularmente importante para este ensaio é a ideia de que não ouvimos apenas acontecimentos acústicos: ouvimos movimento, tensão, direção e resolução num espaço musical que não se confunde com o espaço físico. A música existe, assim, numa experiência intencional em que o som é ouvido como música.

Vladimir Jankélévitch, La Musique et l'Ineffable. Paris: Armand Colin, 1961.
A reflexão de Jankélévitch situa a música na fronteira do dizível. O inefável musical não corresponde simplesmente à ausência de significado, mas a uma presença que não pode ser inteiramente traduzida em conceitos. A sua filosofia do presque-rien — o «quase nada» — ajuda a compreender essa realidade fugidia que parece desaparecer quando tentamos fixá-la através da linguagem. A música não substitui a palavra: conduz-nos ao ponto onde a palavra reconhece o seu limite.

Olivier Messiaen, Quatuor pour la fin du Temps (1940–1941).
Composto durante o cativeiro de Messiaen no Stalag VIII-A e estreado no campo de prisioneiros em 15 de janeiro de 1941, o Quatuor constitui uma meditação musical sobre o tempo e a eternidade. A inspiração declarada no capítulo 10 do Apocalipse, os ritmos não retrogradáveis, as estruturas rítmicas características do compositor e, particularmente, os movimentos Louange à l'Éternité de Jésus e Louange à l'Immortalité de Jésus permitem ouvir a obra como uma tentativa de alterar a experiência ordinária da duração. Não se trata de representar musicalmente uma eternidade concebida como tempo infinito, mas de apontar para aquilo que transcende o próprio tempo.

Estas quatro referências permitem traçar um itinerário:

Agostinho — o tempo vivido pela consciência.
Scruton — o som transformado em experiência significativa.
Jankélévitch — o significado que excede a palavra.
Messiaen — o tempo musical aberto à transcendência.

Entre eles desenha-se a hipótese que percorre estas páginas: talvez a música seja uma das experiências em que mais claramente percebemos que a existência humana não decorre simplesmente no tempo. O homem recorda o tempo, antecipa-o, interpreta-o e procura nele um sentido.

É por isso que uma melodia pode ser mais do que uma sucessão de sons.

Ela torna audível a própria estrutura temporal da existência. 

Sem comentários:

Enviar um comentário